U2 é uma banda de rock formada em Dublin, Irlanda no ano de 1976. O grupo é composto por Bono (vocalista e guitarrista), The Edge (guitarrista, pianista e backing vocal); Adam Clayton (baixista); Larry Mullen Jr. (baterista e percussionista). O U2, com mais de trinta anos de estrada, é uma das mais populares bandas de rock do mundo desde a década de 80. Os seus concertos são únicos e um verdadeiro festival de efeitos especiais, além de ser uma das bandas que mais arrecadam anualmente. As vendas já atingem em torno de 150 milhões de discos no mundo inteiro, já ganharam vinte e dois prêmios Grammy Awards, estão entre as bandas que mais aparecem no ranking da Lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, estreando em 5º lugar, o álbum The Joshua Tree, em 1987; 45º lugar, o álbum Achtung Baby, em 1991; e 197º lugar, All That You Can't Leave Behind, em 2000. Em 2003, foi feita a Lista das 500 melhores canções de todos os tempos pela revista Rolling Stone, obtendo 8 canções no total, estando atrás de outros ícones como The Rolling Stones com 14 canções e The Beatles, com 23 canções.
Além da empreitada musical, eles são também conhecidos pela sua participação ativa em causas políticas e humanitárias, em especial o líder da banda, Bono. Ele tem participado ativamente em várias campanhas e apelado a líderes do mundo inteiro a fim de obter apoio na sua luta contra a fome, sobretudo nos países mais pobres. Essa "obsessão" de Bono levou a incomodar os membros do grupo e quase levou o U2 ao fim em tempos passados. Porém, isso foi revertido e ele conta com o apoio deles na sua causa.
============♣============
Boy
Boy é o primeiro álbum de estúdio (álbum de estréia) da banda de rock irlandesa U2, lançado em 20 de Outubro de 1980. Produzido por Steve Lillywhite, o álbum recebeu resenhas positivas em geral. Os temas comuns entre canções do álbum são os pensamentos e frustrações da adolescência. O álbum incluía o primeiro single de sucesso da banda no Reino Unido, "I Will Follow". A liberação de Boy foi seguido pela primeira turnê continental do U2, da Europa e nos Estados Unidos.
*Ano de Lançamento: 1980
*Tamanho: 72MB
============♣============
October
October é o segundo álbum de estúdio da banda de rock irlandesa U2, lançado em 12 de outubro de 1981. O álbum contou com temas espirituais, inspirados por Bono, The Edge e Larry Mullen Jr., associados em um grupo cristão chamado "Shalom Fellowship", que levou-os a questionar a relação entre a fé cristã e estilo de vida do rock and roll. O álbum recebeu críticas mistas e jogo de rádio limitado.
*Ano de Lançamento: 1981
*Tamanho: 74MB
============♣============
War
War é o terceiro álbum de estúdio da banda de rock irlandesa U2, lançado em 28 de Fevereiro de 1983. O álbum chegou a ser considerado como primeiro álbum abertamente político do U2, em parte por causa de canções como "Sunday Bloody Sunday" e "New Years Day", bem como o título, que decorre da banda, a percepção do mundo no momento, Bono afirmou que "a guerra parecia ser o motivo para 1982". Embora os temas centrais dos seus antigos álbuns, Boy e October foi focada na adolescência e espiritualidade, respectivamente, War foi centrado sobre os aspectos físicos de guerra e as sequelas emocionais. O álbum foi descrito como o registro onde a banda "virou pacifista em uma cruzada".
War foi um sucesso comercial da banda, batendo Michael Jackson em Thriller do topo das paradas para se tornar o primeiro álbum da banda na #1 no Reino Unido. Ele alcançou a posição de número #12 nos Estados Unidos e se tornou o primeiro álbum a ganhar o ouro em número de vendas. Em 2003, o álbum foi classificado como #221 na lista da revista Rolling Stone na sua lista das 500 melhores canções de todos os tempos.
*Ano de Lançamento: 1983
============♣============
The Unforgettable Fire
The Unforgettable Fire é o quarto álbum de estúdio da banda de rock irlandesa U2. Foi lançado em 1 de outubro de 1984. A banda queria uma direção musical diferente, seguido de uma batida mais dura do seu álbum de 1983, War. Eles empregaram Brian Eno e Daniel Lanois para produzir e ajudá-los a uma experimentação de mais música ambiente e som abstrato. O resultado da mudança na direção na época da banda era a mais dramática.
A gravação começou em maio de 1984 em Slane Castle, onde a banda viveu, escreveu e gravou para encontrar nova inspiração. O álbum foi concluído em agosto de 1984 no Windmill Lane Studios. Possui sons atmosféricos e letras que o vocalista Bono descreve como "esboços". Duas canções foram feitas em tributo a Martin Luther King Jr. The Unforgettable Fire recebeu geralmente favoráveis opiniões de críticas e produzido o maior hit da banda na época, "Pride (In the Name of Love)", bem como o show favorito da banda, "Bad", uma canção sobre o vício de heroína. A edição do 25º aniversário do álbum foi lançado em Outubro de 2009.
*Ano de Lançamento: 1984
*Tamanho: 75MB
============♣============
The Joshua Tree
The Joshua Tree é o quinto álbum de estúdio da banda de rock irlandesa U2. Foi produzido por Daniel Lanois e Brian Eno, e foi lançado em 9 de março de 1987 pela Island Records. Em contraste com a ambiente de experimentação da liberação de seu álbum de 1984, The Unforgettable Fire, o U2 destinou um som mais duro de bater em The Joshua Tree, dentro dos limites das estruturas estritas das músicas. O álbum é influenciado pela música americana e música irlandesa, e retrata o relacionamento da banda de amor e ódio com os Estados Unidos, com letras socialmente e políticamente conscientes embelezadas com imagens espirituais.
Inspirados nas experiências da turnê americana, literatura, e políticas, a banda optou pela América como um tema para o registro. A gravação começou em janeiro de 1986 na Irlanda, a promover uma atmosfera descontraída e criativa, o grupo gravou em duas casas além de dois estúdios profissionais. Vários eventos durante as sessões ajudaram a moldar o tom consciente do álbum, incluindo a participação da banda na turnê A Conspiracy of Hope Tour, a morte de Greg Carroll e, o vocalista Bono ter viajado à América Central. A gravação foi concluída em Novembro e a produção adicional continuou em janeiro de 1987. Ao longo das sessões, a banda buscou uma qualidade "cinematográfica" para o registro que envocam um sentido de localização, em particular, os espaços abertos da América. Eles representavam esta na capa da fotografia retratando-os em paisagens do deserto americano.
*Ano de Lançamento: 1984
*Tamanho: 89MB
============♣============
Rattle and Hum
Rattle and Hum é o sexto álbum de estúdio da banda irlandesa U2. Foi lançado em 10 de outubro de 1988, sendo lançado no mesmo ano também, o documentário. Tanto o filme quanto o álbum, contem gravações ao vivo, covers e músicas novas da época, como " Desire", "Angel of Harlem" e "All I Want Is You". Dizem que a arte procura evitar a morte ao se eternizar na história. Este desejo parece patente neste disco do U2 que muitos consideram o "álbum branco" da banda, sendo uma alusão ao famoso disco The Beatles, dos Beatles, pelo ecletismo sonoro. Aliás, a primeira faixa é uma das diversas homenagens do disco, aos mesmos Beatles já citados: "Helter Skelter", inicia o disco, que por sua vez fez parte de um belo e pouco celebrado filme em preto e branco, homônimo, da banda.
O disco, que mistura gravações ao vivo e de estúdio, além de músicas de terceiros como "The Star- Spangled Banner", de Jimmy Hendrix, registra homenagens a Billie Holliday, em "Angel of Harlem", e parcerias inéditas até então: B.B. King - "When Love Comes to Town", Bob Dylan - "Love Rescue Me". Músicas pop e letras de cunho religioso, Rattle and Hum tem músicas para agradar todos os gostos; de versões ao vivo de próprios sucessos, como "I Still Haven't Found What I'm Looking For", até a belíssima balada "All I Want Is You", que fecha com chave de ouro no álbum; Rattle and Hum entra para a história da banda pela qualidade das canções, ainda que seja um álbum desigual, no conjunto. Essa mudança de direção seria acentuada no álbum seguinte, Achtung Baby, outro divisor de águas na história da banda.
*Ano de Lançamento: 1988
*Tamanho: 45MB
============♣============
Achtung Baby
Achtung Baby é o sétimo álbum de estúdio da banda de rock irlandesa U2. Foi produzido por Daniel Lanois e Brian Eno, e foi lançado em 19 de novembro de 1991, pela Island Records. Picado pela crítica de seus lançamentos do álbum Rattle and Hum, de 1988, a banda mudou sua direção musical incorporando influências de rock alternativo, música industrial e dance music em seu som. Tematicamente, obscuro, mais introspectivo, e às vezes mais irreverente do que em trabalhos anteriores da banda. Achtung Baby e a subsequente intensivo jogo de multimídia de Zoo TV Tour foram fundamentais para a reinvenção do grupo em 1990, que substituiu sua imagem pública de seriedade em um tom mais leve e um auto-depreciativo.
Achtung Baby é um dos mais bem sucedidos discos do U2. Ele ganhou críticas positivas e estreou na posição de número #1 no Billboard 200 dos Estados Unidos, enquanto que também no topo das paradas de muitos outros países. Isso gerou cinco singles, incluindo "One", "Mysterious Ways" e "The Fly". O álbum vendeu 18 milhões de cópias pelo mundo e ganhou um Grammy Award em 1993 por "Melhor performance de rock por um duo ou grupo com vocais". Um dos discos mais aclamados da década de 90, Achtung Baby é regularmente apresentado na lista dos maiores álbuns de todos os tempo.
*Tamanho: 94MB
============♣============
Zooropa
Zooropa é o oitavo álbum de estúdio da banda de rock irlandesa U2. Produzido por Flood, Brian Eno e The Edge, foi lançado em 5 de Julho de 1993 pela Island Records. Inspirado em experiências da banda na Zoo TV Tour, Zooropa expandiu-se em muitos dos temas da turnê de mídia e tecnologia de supersaturação. O registro contínuo do grupo de experimentação com o rock alternativo, dance music, música eletrônica e efeitos sonoros que começou com seu álbum anterior, Achtung Baby, em 1991.
Zooropa recebeu comentários favoráveis da crítica em geral. Apesar de nenhum dos seus três singles — "Numb", "Stay (Faraway, So Close!)" e "Lemon" — ter tido uma forma mais consistente em todas as regiões, o disco vendeu bem na ocasião do lançamento e alcançou a posição número #1 em vários países. Na linha do tempo dos álbuns da banda, a duração de vendas e paradas, no entanto, foram mais fracos do álbum Achtung Baby. Em 1994, Zooropa ganhou um Grammy Award para "Melhor álbum musical alternativo". Embora o disco foi um sucesso e visualizados por jornalistas de músicas, tendo como o álbum mais criativo do grupo, a banda conta com uma mistira de sentimentos.
*Ano de Lançamento: 1993
*Tamanho: 87MB
============♣============
Pop
Pop é o nono álbum de estúdio da banda rock irlandesa U2. Foi lançado em 3 de março de 1997. O álbum foi uma continuação de uma reinvenção da banda nos anos 90, uma vez que seguiu uma nova direção através de influências de combinações de rock alternativo, techno, dance e electrônica. O álbum enprega uma variedade de técnicas de produção relativamente novo do U2. Embora tenha alcançado a posição número #1 em 32 países, incluindo Reino Unido e EUA, as vendas de "Pop" estão entre os mais baixos do catálago do U2. Recebeu muitas críticas negativas pelos próprios fãs da banda, logo após o estouro de Achtung Baby, de 1991. Afinal, com um início calcado no pós-punk inglês, convertido em pop de primeira linha após o clássico War (1983), ninguém esperava que a banda assimilasse de tal forma a música eletrônica em voga nos idos do fin-de-siècle.
O álbum conta com singles de sucesso, como "Discothèque", "Mofo", "If God Will Send His Angels", "Staring at the Sun" e "Last Night on Earth". O lançamento de Pop, em 1997, foi polêmico: O álbum dividiu opiniões, sendo, para os mais ecléticos, uma genial experimentação de Bono e cia.; para os mais saudosos, uma perda de personalidade e crise de identidade de que a banda só se recuperaria anos depois. O álbum obteve um certificado de Platina pela RIAA em 5 de Maio de 1997.
*Ano de Lançamento: 1997
*Tamanho: 83MB
============♣============
All That You Can't Leave Behind
All That You Can't Leave Behind é o décimo álbum de estúdio da banda de rock irlandesa U2. Foi lançado em 30 de Outubro de 2000 pela Island Records no Reino Unido e Interscope Records nos Estados Unidos. Após a recepção mista para o seu álbum de 1997, Pop, All That You Can't Leave Behind representou um retorno de um som mais convencional para a banda depois experimentou com rock alternativo, dance music na década de 1990. Na época do lançamento do álbum, a banda disse em várias ocasiões que eles "reaplicaram para a obra ... [de] a melhor banda do mundo". O U2 trouxe de volta os produtores Brian Eno e Daniel Lanois, que produziu uma série de álbuns anteriores da banda. O álbum foi originalmente nomeado "U2000", que foi um título de trabalho de sua turnê passada Popmart Tour.
All That You Can't Leave Behind vendeu mais de 12 milhões de cópias, recebeu a aclamação da crítica, e ganhou sete Grammy Awards. As músicas "Beautiful Day", "Walk On", "Elevation" e "Stuck in a Moment You Can't Get Out Of" eram todos singles de sucesso. Em 2003, o álbum foi classificado na posição de número #139 na lista de "Os 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone.
*Ano de Lançamento: 2000
*Tamanho: 89MB
============♣============
How to Dismantle an Atomic Bomb
How to Dismantle an Atomic Bomb é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda de rock irlandesa U2, lançado em 6 de novembro de 2004. Muito parecido com seu álbum anterior, All That You Can't Leave Behind, How to Dismantle an Atomic Bomb foi bem sucedido comercialmente e criticamente aclamada, mantendo um rock mais tradicional, depois das experiências vividas pela banda nos anos 90. O álbum foi produzido por Steve Lillywhite, e com a participação de Flood, Jacknife Lee, Brian Eno, Daniel Lanois, Chris Thomas, Nellee Hooper e Carl Glanville. O título do álbum deriva de uma letra na música "Fast Cars", que só estava disponível em algumas versões do álbum.
O vocalista, Bono, descreveu o álbum como "o nosso primeiro álbum de rock. Levamos 20 anos, ou seja o que for, mas este é o nosso primeiro álbum de rock".
How to Dismantle an Atomic Bomb e seus singles, ganharam 9 Grammy Awards para o qual foi nomeado (Para a banda, foram concedidos oito, dos nove). O álbum também foi 4º álbum mais vendido em 2004, vendendo mais de 9 milhões de cópias, e rendeu vários singles de sucesso, como "Vertigo", "City of Blinding Lights" e "Sometimes You Can't Make It on Your Own".
*Ano de Lançamento: 2004
*Tamanho: 93MB
============♣============
No Line on the Horizon
No Line on the Horizon é o décimo segundo álbum de estúdio da banda de rock irlandesa U2. Lançado em 27 de fevereiro de 2009, foi o primeiro registro da banda desde o álbum How to Dismantle an Atomic Bomb (2004), marcando o maior intervalo entre os álbuns da carreira do U2. A banda originalmente pretendia lançar as músicas em dois EP, mas depois combinou o material. O fotógrafo Anton Corbijn lançou um filme companheiro, Linear, a ser lançado junto com o álbum acompanhando várias edições especiais. A banda começou a trabalhar no álbum em 2006, com o produtor Rick Rubin, mas ignorou a maior parte do material das sessões. De maio de 2007 a dezembro de 2007, a banda colaborou com Brian Eno e Daniel Lanois, que produziu e co-escreveu muitas das novas canções. A escrita e gravação ocorreu nos Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e Marrocos. O grupo destina-se a liberação de No Line on the Horizon em novembro de 2008, após compor de 50 a 60 canções, eles adiaram o lançamento, porque queria continuar a escrever.
Antes do lançamento, o U2 indicou que Eno e Lanois no envolvimento do álbum, bem como o tempo da banda em Fez, Marrocos, resultou em gravar músicas experimentais mis do que seus dois álbuns anteriores, a banda comparou a mudança no estilo observado entre The Joshua Tree (1987) e Achtung Baby (1991). Após a sua libertação, No Line n the Horizon recebeu opiniões favoráveis em geral, embora muitos críticos que ela não eram tão experimental como foi sugerido anteriormente. O álbum não foi tão bem sucedido comercialmente como previsto, a banda expressa a sua decepção com a venda relativamente baixo de 5 milhões de cópias. A banda tomou o álbum como base da turnê U2 360º Tour.
*Ano de Lançamento: 2009
*Tamanho: 96MB
1 comentários:
Esse post do u2 foi d+ pro meu coração.
Lembrei dos velhos tempos,minha incrival rockrebelde.
Postar um comentário